domingo, 16 de outubro de 2016

Arepas


O amor pode ter muitas formas e muitos feitios. É feito de calma e de tempestade, de prós e de contras, de vantagens e desvantagens, de risos e de choros. Precisa de tempo, precisa de espaço, precisa de dedicação, de dar mas também de receber. O amor tem que resistir aos altos e baixos, às presenças e às ausências... se assim não for, então não é amor!



No post anterior falava-vos dos pirilampos como metáfora para as pequenas coisas que nos fazem felizes, pois bem no mês de junho chegou-me um pirilampo de surpresa às mãos!
Um lindo cesto com quatro variedades de queijo diferentes, oferta da Terra Nostra uma marca de laticínios produzidos nos Açores, que conheço bem e dos quais sou há muito apreciadora e consumidora. Foi uma surpresa total, enviaram sem pedir nada em troca, sem prazos, sem exigências e quando assim é fico com imensa vontade de retribuir da forma que posso. Porém o trabalho do final de ano letivo foi muito, depois chegaram as merecidas férias...  o inicio de um novo ano letivo...e foi sendo adiado, adiado, mas não esquecido! Quando um amor é verdadeiro ele não esquece, mesmo que fique à distância por algum tempo e hoje "Dia Mundial do Pão e da Alimentação" resolvi voltar a este amor e assim celebrar com todos vocês, estava cheia de saudades vossas.



Quem me acompanha sabe o quanto gosto de fazer pão e arepas são pão! Este apresenta-se numa maravilhosa sanduiche típica da Venezuela, do Panamá e da Colômbia. Pode ter os recheios que a nossa imaginação ditar, claro que há os tipicos de cada país. 
A farinha de milho branco usada na sua confeção já tem uma pré-cozedura, aqui em Portugal é fácil encontrar a da marca P.A.N, que foi a que usei.
Nas opções de recheio que apresento o queijo Terra Nostra é comum a todas.
Pão, pão...queijo, queijo!
Vaquinhas felizes, que pastam ao ar livre dão um leite mais saboroso e leite saboroso faz este queijo fantástico.


Arepas


Ingredientes:


1 chávenas de farinha de milho pré-cozida (PAN);
1 + 1/4 chávenas de àgua morna;
1 colher de chá de azeite;
pimenta preta de moinho q.b. (opcional);
Sal q.b.

Recheios:
Queijo Terra Nostra ralado;
Peito de frango assado desfiado;
Rodelas de tomate;
Fatias de abacate;
Cebola salteada;
Molho de tomate;

Molho de abacate
1/2 abacate
1 colher de chá de sumo de limão;
1 colher de sopa de tomate picado;
1 colher de chá de cebola picada;
sal q.b.



Execução:


Coloque a água tépida numa taça e junte o sal, usando a mão mexa ate o sal se dissolver.
Junte a farinha lentamente e mexa bem, com a mão, certificando-se que não ficam gromos. Adicione um pouco de pimenta preta.
A consistência vai mudando à medida que a farinha é hidratada. Não deve ficar nem muito mole, nem demasiado dura. Quando descolar facilmente  do fundo da taça esta no ponto certo.
Unte as mãos com um pouco de óleo e forme pequenas bolas de massa entre as palmas das mãos, depois achate-as de modo a ficarem com a forma de um pequeno disco. As extremidades não devem rachar muito, se isso acontecer a massa precisa de um pouco mais de água. Caso se cole demasiado às mãos então precisa de um pouco mais de farinha.
Tradicionalmente levam-se a fritar, de ambos os lados, numa frigideira antiaderente com um pouco de óleo. Se preferir uma versão mais saudável pode confeciona-las num grelhador com eu fiz. Assim que estiverem loirinhas de ambos os lados retiram-se. A temperatura inicial deve ser média e depois baixa-se para que fiquem cozinhadas por dentro, sem queimar por fora.
Abrem-se ao meio, sem cortar totalmente, e estão prontas a rechear.

Molho de abacate

Esmague a polpa do abacate e misture os restantes ingredientes.

Recheios

Coloque por camadas: o molho de abacate, a carne de frango desfiada, um pouco de cebolada, duas fatias de abacate, uma rodela de tomate e finalmente o queijo ralado.
Faça uma variação adicionando molho de tomate ao frango desfiado.
Prepare uma omelete e use como recheio, juntamente com fatias de abacate e queijo.



Se vai fazer arepas pela primeira a vez aconselho a assistir este video para ver bem a técnica de confeção da massa, que é de facto muito simples mas precisa de ficar com a consistência certa.


Na cozinha fica um delicioso cheiro a milho, parecido com o das pipocas!
Toda a gente devia provar pelo menos uma vez arepas, são pedacinhos de felicidade!



Feliz "World Bread Day" e já agora procure alimentar-se bem e de forma saudável, inclua muitos vegetais e frutas nas suas refeições!

1 comentário:

  1. Tenho mesmo que experimentar, ficaram lindos! parabéns! bjs
    http://www.iguaria.com/

    ResponderEliminar