sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bolo Mousse de Chocolate e Amendoas com Framboesas

Logo que te vi senti que cai! Cai de amores, cai em desgraça, senti-me em graça. Foi tão grande o trambolhão que perdi toda a razão!
Mergulhei a fundo, lambuzei-me de ti e de tanto que comi sinto que adoeci.
Agora não me quero curar, quero ficar assim doente, tu minha droga, eu dependente. 
Este desejo que tenho de ti consome-me, devora-me e  apavora-me! Estou à tua mercê, no teu laço enredado, preso e enfeitiçado. Aqui eu vou ficar, não me quero libertar...
Estou preso em ti, preso a ti, louco por ti!


Ás vezes uma boa dose de loucura faz falta... 
Já fiz muitos bolos de chocolate, uns melhores outros piores, uns que deixaram vontade de repetir e outros que nem por isso. Atrevo-me a dizer que de todos os que já experimentei este é o melhor.
Umas vezes sai mais húmido e outras menos, depende da temperatura do forno e do tempo que lá fica. Gosto dele mal cozido, mas desta vez distrai-me na conversa e ficou 5 minutos a mais no forno, por isso ficou mais cozido. Decidi fotografar (mesmo sendo de noite) e trazê-lo para cá e partilha-lo com vocês, para que possam experimentar esta maravilha.


Quem gosta de chocolate vai apaixonar-se por ele na primeira dentada.
É tão fácil de fazer e de uma só vez tenho o bolo e a cobertura prontos. 
Escolhi-o para a sobremesa do "Dia dos Namorados", por ser um dos meus bolos preferidos. Juntei-lhe as framboesas que contrastam tão bem com o sabor forte a chocolate. Ousei um pouco e misturei a pimenta rosa e o licor de chocolate com piripiri, para apimentar a noite.


Bolo Mousse de Chocolate e Amêndoas com Framboesas

Ingredientes:


60 g de amêndoas com pele;

150 g de açúcar;
125 g de manteiga;
300 g de chocolate negro a 70% (em tablete);
9 ovos (tamanho M);
2+2 colheres de sopa de cacau em pó Royal;
1 colher de sopa de pimenta rosa;
30 ml de Licor de Chocolate com Piripiri da Chocolicor;
250 g de framboesas frescas;
1 colher de sobremesa de açucar em pó da Royal.


Execução:

Unte uma forma e coloque no fundo um disco de papel vegetal. Unte um pouco o papel e polvilhe as laterais da forma com cacau em pó.
Triture as amêndoas com metade do açúcar até ficarem reduzidas a uma espécie de farinha.
Parta o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o com a manteiga em banho maria ou no micro-ondas. Deixe arrefecer um pouco.
Bata o restante açúcar com as gemas.
Junte o chocolate derretido à gemada, lentamente e mexendo sem parar.
Bata as claras até formarem picos (sem ficarem em castelo firme).
Junte as amêndoas trituradas ao creme com o chocolate e adicione 2 colheres de cacau em pó, a pimenta rosa e o licor.
Mexa até que fique tudo bem misturado.
Aos poucos junte as claras e envolva lentamente, sem bater.
Verta a massa na forma, reservando cerca de 1/3 para usar como cobertura do bolo.
Leva ao forno, pré aquecido a 150º C, durante cerca de 25 a 30 minutos se o quiser mal cozido, ou então um pouco mais se pretender que fique cozido na totalidade.
Depois de frio desenforme e cubra com a mousse reservada. 
Polvilhe com restante  cacau em pó. 
Disponha as framboesas e se quiser polvilhe com um pouco de açúcar em pó.


Salpiquei com alguns grãos de pimenta rosa pelo meio das framboesas, só para desafiar os olhos e atiçar o paladar!
Uma dose bem servida desta loucura de chocolate dá-nos uma imensa alegria, não concordam?
Ah! Fiz batota... fiz sim, a publicação tem a data certa em que gostaria de a ter publicado, em não hoje dia 21/02... assim a "casa" fica mais arrumadinha.

8 comentários:

  1. Tem um aspecto tão guloso esse teu bolo, que tentação!

    ResponderEliminar
  2. Um bolo que alegra qualquer pessoa :) parece delicioso!

    http://pequenosprazeres-pl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro a combinação do chocolate com as framboesas e por isso aposto que o bolo ficou uma perdição! =D
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  4. Este é dos bolos que em minha opinião valem 5 estrelas (ou mais da conta). De chocolate, sem farinha, húmido, cremoso....O que se pode pedir mais? Vou levar a receitinha, claro!
    Vou fazê-lo mas tenho de omitir as pimentas porque o Provador Oficial não aprecia muito quando juntas no chocolate. Acho que nunca provou, mas são manias...
    E não sei se foi do Licor, se foi das pimentinhas ou por outras razões, deixaste entrar umas "laterias" e uma "cobra" na receita (he,he). Vê lá se descobres!
    Boa semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahah! Obrigada Bombom, já resolvi o problema com as laterias e a cobra..
      Quanto ao bolo vale mesmo a pena experimentar.
      Bjs

      Eliminar
  5. esse bolinho tá cá com um aspeto maravilhoso, tão bom.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Chocolate e framboesa... deve estar delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  7. Quem resiste a um bolo assim, Helena ?
    Um dois em um perfeito que ficou lindíssimo e muito tentador, além do que adoro a combinação do chocolate com as framboesas !
    Bjs

    ResponderEliminar