quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Quiche de Cebola Roxa e Presunto de Peru

Se ele vier vou estar preparada!
O vestido novo tirei do armário, os sapatos de salto alto estão a brilhar.
Separei a linda gargantilha e os brincos de coração.
Vou carregar um pouco mais no perfume e os lábios de carmim pintar.
Estou à espera que chegue, não me pode falhar!


O mês de outubro foi um "verão de outono"! Voltou a apetecer passear à beira mar e até mesmo dar um mergulho. É estranho andar de sandálias e manga curta no inicio de novembro, estranhamente bom!
Foi assim... mas agora o frio chegou, não vou reclamar, até já me apetece acender a lareira e voltar a encher a latas de muitos chás diferentes, para me aquecerem nas noites passadas enrolada no sofá a ver tv, ou por aqui com voces.


Embora uma quiche saiba sempre bem, eu associo-as a dias solarengos e quentes, talvéz porque se presta a lanches fora e a piqueniques. Porém também me sabe bem comida quentinha acabada de sair do forno. Algumas coisas não têm estação, não têm hora ou lugar. Algumas coisas são simplemente boas sempre!


Ingredientes:

Base

1 + 1/4 chávenas de farinha de trigo;
1 chávena de farinha de trigo integral;
1/2 chávena de azeite;
1/2 chávena de leite;
sal;
açafrão;
mangericão seco.

Recheio

1 cebola roxa grande;
150g de presunto de perú "Quinta dos Fumeiros";
150 g de queijo flamengo ralado;
3 ovos M;
1 iogurte natural;
1 dente de alho;
pimenta preta;
sal marinho;
azeite;
segurelha.


Execução:

Massa

Misturar as farinhas.
Juntar o leite, o azeite e os temperos.
Amassar até que seja possivel formar uma bola.
Levar 20 minutos ao frigorifico.
Estender sobre uma superficie levemente engordurada e forrar a forma de tarte.

Recheio

Cortar a cebola em rodelas finas e saltear em azeite com o alho esmagado.
Bater os ovos e misturar com o queijo, o iogurte e os temperos.
Juntar o presunto e as cebola e envolver bem no creme.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º C, até dourar.


Eu sei que é outono mas ainda posso esperar por ele, não posso?
Está bem, têm razão, ele já veio, chegou antes de tempo e até se deixou ficar... mesmo assim eu acho que pode voltar!
Volta lá verão, olha que o S. Martinho está mesmo a chegar!

5 comentários:

  1. Olá Lenita!
    Estou a babar com esta receita. Que quiche mais linda e sugestiva, deve ser uma verdadeira delicia. Elegantemente recheada de bons sabores portugueses e sempre com uma apresentação fantástica.
    Fiquei curioso com esse presunto de perú, deve ser maravilhoso, para além de ser muito mais saudável. ;)
    Mais uma sugetão brilhante que sai dessa cozinha. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Ficou com optimo aspecto!
    Beijinhos,
    www.sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto tão bom!
    Gostei bastante dos ingredientes.

    ResponderEliminar
  4. Deliciosa, Lenita! Essa vou ter que fazer.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  5. Olá Lenita,

    bem, ainda estou sem saber por onde começar a comentar.
    Adoro as fotos dá vontade de esticar a mão e apanhar um quadrado desta quiche tão boa, gosto de tudo que lá colocaste, adoro cebola e mais queijinho que maravilha.
    Uma sugestão tão boa para um lanche ou mesmo refeição,esse presunto de perú deixou-me pensativa de como será de sabor.
    Mais um post fantástico, é sempre bom ler os teus textos criativos.

    beijinhos

    ResponderEliminar