quinta-feira, 17 de julho de 2014

Queques de Mirtilo - Blueberry cupcakes

Parecem pequenos berlindes cor da noite sem luar.
Pintam os dedos, pintam a língua, deixam um sorriso nos lábios a bailar.



Recentemente descobri a empresa Bioprodutores, sediada em Urgeira, Valença. Trata-se de uma marca registada de agricultura biológica, que presentemente se dedica exclusivamente à produção de mirtilos. Possuem 1 hectare de plantação com cerca de 1600 pés de mirtilos.
Fiquei radiante quando os contactei e soube que fazem venda ao público.


Tiveram a gentileza de me oferecer alguns mirtilos para experimentar e convidaram-me a visitar a exploração, o que farei muito em breve. Posso dizer-vos que foram os melhores que comi até à data, lindos, grandes e bem docinhos, em nada comparáveis aos que se vendem nas minúsculas (e caríssimas) caixinhas nos supermercados!


Preparei 3 receitas diferente, hoje trago-vos  uns queques com mirtilos na massa e na cobertura.
Levei-os para uma reunião na minha escola e posso dizer-vos que foram bastante elogiados.
Ficaram muito fofinhos, mantiveram-se assim mesmo no dia seguinte.


Ingredientes (30 unidades):

1 chávena de açúcar;
1 chávena de açúcar amarelo;
raspa de 1 limão e de 1 lima;
1 chávena de manteiga amolecida;
4 ovos M;
1 chávena de leite;
1/4 de chávena de sumo de limão;
3 chávenas de farinha;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1 colher de chá de aroma de baunilha;
1 + 1/2 chávenas de mirtilos frescos.

Cobertura

250 g de açúcar em pó;
100 g de queijo creme;
50 g de manteiga amolecida;
raspa de lima e limão;
doce de mirtilo (ou algumas gotas de corante alimentar roxo);
mirtilos q.b.
folhas de menta.


Execução:

Queques

Misturar o sumo de limão com o leite  e reservar, vai talhar é mesmo assim.
Num almofariz esmagar a raspa dos citrinos com um pouco de açúcar.
Juntar ao restante açúcar e bater bem com a manteiga.
Adicionar um ovo de cada vez, continuando sempre a bater.
Misturar a farinha com o fermento e juntar aos poucos à massa, alternando com o leite talhado.
Bater apenas o suficiente para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados.
Colocar forminhas de papel dentro dos tabuleiros para queques e com uma colher distribuir a massa, sem encher totalmente.
Distribuir alguns mirtilos por cada queque.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 15 minutos.

Cobertura

Misturar o queijo creme, com a manteiga amolecida e o açúcar em pó.
Juntar um pouco de doce de mirtilo ou umas gotas de corante alimentar, até obter a cor desejada (usei corante).
Depois de frios dispor o creme da cobertura e decorar com mirtilos e folhas de menta.


Vou repetir esta massa de queques muitas vezes, porque é mesmo boa e permite fazer inumeras variações.
Provavelmente irei experimentar substituir a manteiga por uma gordura mais saudável, sabendo de antemão que o sabor perderá um pouco.


Não se vão arrepender de testar esta receita, é uma daquelas que todos devem ter no seu "caderno", dentro deste tipo de bolinhos, até à data, é a minha favorita.

8 comentários:

  1. Olá Lenita,
    já fui cuscar e olha que bom aqui bem pertinho mirtilos, ou melhor uma plantação deles, ainda hoje no Lidl ia para comprar e já não havia fiquei danada.
    Uns queques que eu adoro, sou fã de bolinhos em tamanhos pequeninhos e estes conquistam à primeira vista.
    A cobertura está com uma cor fantástica e se no dia seguinte ainda está assim que boa.
    Oh já não há nenhum para mim :(

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos:) e devem de ser muito saborosos... beijinhos boa sexta feira

    ResponderEliminar
  3. Estão tão apetitosos, que maravilha!
    Adoro mirtilos!

    ResponderEliminar
  4. Mas que lindos que estão, muito mesmo, bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos! Também tenho comprado mirtilos bio no mercado bio do parque da cidade, ao sábado. E estou maravilhada com o sabor: mais doces! Amanhã é dia de lá ir outra vez :D

    ResponderEliminar
  6. Eu sou suspeita, adoro mirtilos!
    E adoro muffins de mirtilos, ainda há poucos dias saiu uma bela fornada, depois da feira do mirtilo!
    Ficaram lindos, beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Apesar de preferir cozinhar salgados, fiquei rendida a esta receita. Talvez porque adore mirtilos.

    Fico francamente embasbacada cada vez que olho para todo o trabalho que lhe dá ter este blog, assim, uma delícia! Mas nota-se que o faz com todo o carinho.

    A cor, as fotografias, a imaginação, a introdução que faz, as dicas com que nos presenteia, gosto de tudo. Da inovação.

    Os meus sinceros parabéns! Tem vindo a fazer um trabalho excelente.

    ResponderEliminar