terça-feira, 1 de julho de 2014

Caril de Frango com Legumes

Uma vez por outra não faz mal!
Se fosse todos os dias, nem pensar!
Uma vez por outra pode ser.
O resto do tempo tem que ser assim...
Tem que ser simples, saudável e muito saboroso!


Ultimamente as receitas por cá têm recaído em muito mais em doces!
Bem se calhar não é só ultimamente, se calhar foi sempre assim!
Às vezes penso transformar o blogue exclusivamente para esse formato "sobremesas". Depois resolvo que não pode ser, terá que ter sobremesas e pão... sem duvida que são os meus preferidos. Uma "pastelaria/padaria". Só que aqui por casa, na maioria dos dias, somos apenas dois, então um bolo só para dois dura... dura... dura... e nunca mais chega o dia de fazer outro!
Tenho ainda que considerar o factor "saúde"... ah! pois! Não é que os melhores doces são mesmo os piores?! Um gelado de iogurte é tão bom, mas um de nata... e se for com leite condensado? Um bolo com creme vegetal sai bem, mas se tiver imensa manteiga...  é muito melhor não adiante dizer que não!


No meu dia à dia a comida é muito simples, abunda o peixe cozido e grelhado, acompanhado com legumes, também eles cozidos, grelhados e/ou saladas. Convenhamos que não  resulta daqui um grande receituário!
Só que uma vez por outra acontece algo diferente e que até a mim me surpreende! Foi o caso deste caril, nasceu por vontade dos ingredientes que tinha disponíveis na horta. Então volto a pensar "ainda bem que o blogue comporta um pouco de tudo".
Convem esclarecer que a horta não é minha, mas tenho a enorme sorte de lá ir sempre que quero!  É verdade! O meu cunhado adora agricultura, trabalha imenso e tem mãos mágicas, porque tudo o que semeia cresce maravilhosa e abundantemente, então sobra para mim (sorriso enorme)!
Muitas vezes semeia algo diferente porque lhe vou sugerindo, uma variedade de couves nova, uma alface diferente, um tipo de abóbora... ainda não o convenci com as beterrabas, eheheh!
Eu gosto imenso de ir à horta colher e cozinhar de seguida, nada se lhe compara!
Aconteceu assim com este prato, ficou tão, tão bom, que com o que sobrou pude fazer umas fotos e trazer-vos um bocadinho, um pedacinho da horta numa tigela!


Caril de Frango com Legumes

Ingredientes:

3 peitos de frango;
1 cebola grande;
3 dentes de alho;
1/2 couve tipo repolho;
1 courguete;
1 molho (pequeno) de espinafres baby;
1 lata de leite de coco;
2 colheres de chá de caril;
1 colher de chá de gengibre em pó;
1 colher de chá de açafrão;
1 colher de chá de colorau picante;
1 colher de chá de coentros em pó;
azeite q.b.
pimenta preta (moída na hora);
sal marinho q.b.

Produtos de parceiros usados nesta receita: especiarias Suldouro; sal marinho Marnoto.


Execução:

Saltear a cebola e os alhos no azeite até ficarem macios.
Juntar o peito de frango cortado em tirinhas.
Cortar a couve em tiras e juntar ao refogado.
Adicionar o leite de coco e os temperos. Cozinhar em lume médio alguns minutos, até que a couve reduza de volume.
Acrescentar a courguete cortada em cubos. Deixar cozinhar mais alguns minutos.
Caso seja necessário acrescentar um pouco de caldo de legumes.
Por fim juntar os espinafres, apenas o tempo suficiente para murcharem.
Servir de imediato.



Um dia vou ter uma horta, pequenina mas cheia de coisas boas e bonitas, terá legumes e flores e muitas aromáticas, abundarão as joaninhas e as borboleta, que se misturarão com as cores fortes das bagas! Ah! Nessa altura também terei uma mini capoeira. Não me importa quando vai ser, vai ser um dia! Se eu já for bem velhinha, vou gostar de estar na minha horta, sentir o cheirinho dos tomates, provar a rama das cenouras (só para ver se é boa) e claro pagar à jornaleira que vai cuidar dela!

6 comentários:

  1. Que delicia de refeicao.e com legumes vindos directamente da hortinha ate fica a refeicao com outro sabor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro frango com caril e com legumes deve ter ficado uma delicia.
    bj

    ResponderEliminar
  3. É muito bom ter assim à disposição produtos caseiros e de qualidade!

    ResponderEliminar
  4. isso é que é uma grande sorte, ir "às compras" à horta do cunhado. É uma pena eu não ter cunhados, principalmente desses já já vêm com hortas atreladas :)

    ResponderEliminar
  5. amiga este caril esta maravilhoso e a apresentação divina parabens pela maravilhosa receita

    ResponderEliminar
  6. Olá Lenita,

    oh quando o bolo estiver a durar muito dias manda para cá que levas umas beterrabas, o meu pai planta todos os anos mas este estão pequeninhas e as beringelas não saem do sitio como ele diz.
    é tão bom ir ao quintal e trazer coisinhas boas e que sabemos que não nos fazem mal.
    Gosto de caril assim com legumes já é diferente mas a cor é sempre tão boa que apetece logo.
    Ficou com muito bom aspecto e as fotos com esse paninho estão um mimo.

    beijinhos

    ResponderEliminar