domingo, 27 de abril de 2014

Almendrados

Gilda, a  bela precisa nórdica, não se arrependia de ter desposado o rei mouro, na verdade ele cobria-a de amor e eram muito felizes. Porém o peito doía-lhe de saudade da alvura do seu pais no inverno.
O rei, não suportando ver a tristeza espelhada no azul dos seus lindos olhos, mandou que se plantassem amendoeiras pelos campos que abraçavam o castelo.
Certo dia subiram à torre mais alta e Gilda nem queria acreditar no que via! A paisagem  pintavam-se de branco e um cheiro doce inundava o ar. Nos seus lábios desenhou-se um sorriso e os olhos cintilaram de alegria e reconhecimento pela maravilhosa demonstração de amor.



Esta Páscoa os almendrados não vieram da pastelaria! 
Tive algum receio de me atrever com estes bolinhos, pois são os biscoitos favoritos cá de casa. Pesquisei bastante e encontrei várias receitas em blogues que acompanho regularmente, como foi o caso do No Soup For You,  do 7 Gramas de Ternura, ou ainda da página Doces Regionais. Descobri que existe uma diversidades de receitas e de nomes para eles.
Quero destacar que não tive a pretensão de recriar a receita algarvia, e na verdade, depois de ver tantas, fiquei sem saber qual será a original! Mais uma vez não a encontrei no livro "Cozinha Tradicional Portuguesa", por isso amigas algarvias se quiserem deixar-me a vossa vou ficar radiante.


Parti em busca da textura que procurava, ou seja um sabor intenso a amêndoa, num biscoito crocante por fora e macio por dentro, sem serem exageradamente doces.
Preparei os ingredientes e as claras misturei gradualmente até que a massa tivesse uma consistência leve, comecei por adicionar apenas 2 claras, mas depois arrisquei e juntei mais duas. 


Visualmente não era bem o que pretendia... tencionava ter experimentando uma outra versão, mas não me deixaram! Queriam mais e exatamente iguais, por isso rendi-me... mas não desisti, outra vez será.
Apresento-vos o resultado a que cheguei e todos os que os comeram foram unânimes em dizer que eram melhores que os da pastelaria, iupi!


Almendrados

Ingredientes (rende cerca de 24 biscoitos): 

350 g de amêndoas com pele + 50 g para decoração;
250 g de açúcar;
1 colher de sopa de amido de milho;
4 claras de ovo;
folhas de obreia q.b. (não usei).



Execução:

Forrar 2 tabuleiros com papel vegetal, ou caso vá usar obreia, cortar círculos e dispor nos tabuleiros.
Usando um robot  de cozinha, triturar o açúcar até ficar em pó (pode ser substituído por açúcar glacé, mas nesse caso juntar apenas 1 colher de sobremesa de amido de milho).
Triturar as amêndoas, obtendo uma farinha que ainda tem alguns pedacinhos maiores.
Misturar o açúcar, com as amêndoas trituradas e o amido de milho.
Bater as claras em castelo, envolver suavemente com os restantes ingredientes.
Usando uma colher de sopa, deitar coloradas de massa nos tabuleiros, tendo o cuidado de as separar um pouco. Colocar uma amêndoa inteira sobre cada biscoito.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 10 a 15 minutos. 
Retirar e deixar arrefecer nos tabuleiros. Parecem moles mas vão endurecer mais ao arrefecer.


O tempo por aqui ainda chama pelo chá quentinho e se for bem acompanhado melhor ainda.

14 comentários:

  1. Lovely display and very nice cookies for a nice cup of tea or coffee. Blessings, Catherine

    ResponderEliminar
  2. aqui tb nao faz bom mas com estas marvilha acho eu que ia bem aquecer humm estao 5* gostei mt bjs bd

    ResponderEliminar
  3. Estes almendrados ficaram maravilhosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Os teus Almendrados não ficaram a dever nada aos da Pastelaria. Estavam bem bonitos e mostravam uma cor e textura ideais. Eu gosto muito destes bolinhos mas nunca fiz. Hoje ao ver a tua receita fiquei de olho neles e vou levá-la comigo. Obrigada, Lenita. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  5. Lenita

    tudo o que é feito por nós, com amor e dedicação, é sempre melhor do que o que é comprado :)

    ResponderEliminar
  6. Adoro almendrados!
    A minha avó materna faz muito! Assim como descreves, estaladiços por fora e macios por dentro!
    Claro que estão melhores que os da pastelaria, feitos com muito amor e dedicação e para pedirem mais da mesma é porque não há dúvida e são os melhores!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. que delicia e que lindos que ficam né mesmo? fico a imaginar o sabor deles ..parabes querida bjus doces

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindos esses almendrados....eu adoro tudo o que leva amêndoas.
    Boa semana
    Bj
    http://www.anelnacozinhadasmaravilhas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá Lenita,

    gosto tanto destes bolinhos, tudo que leve amêndoa é uma delicia.
    estão tão lindos os teus, tal e qual como os da pastelaria mas certamente muito mais saborosos, esse interior é uma perdição.
    O único livro que eu tenho no qual consta a receita dos almendrados é o " Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa".

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Estão magníficos!
    Eu nunca comi, mas se conseguisse apanhar um desses :-))

    ResponderEliminar
  11. Gosto tanto de almendrados! Os que tenho no blogue são receita algarvia, que aprendi lá mesmo, com umas senhoras que fazem há anos. Agora comia um destes, toda contente. ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá Helena,

    Estes bolos são riquíssimos em sabor, adoro, compro sempre na fonte quando desço a Sul ! :)
    Ficaram perfeitos os teus, lindos e irresistíveis.
    Impossível ficar-me só por um, vou levar uns quantos ! :)

    Beijinho e obrigada pelas tuas simpáticas palavras no Blog do Chocolate !

    ResponderEliminar